A um mês da semana da Páscoa, os participantes do Musical Paixão pela Vida intensificam a preparação dos cenários, figurinos, atuações e coreografias do espetáculo, que há 40 anos é realizado pela Igreja Presbiteriana de Manaus (IPManaus). Com execução de músicas ao vivo, o evento retrata cenas da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. As apresentações acontecem no período de 09 a 12 de abril, às 19h30, na Sede Pedras Vivas, localizada na avenida Pedro Teixeira, 2650, Chapada (próximo ao Hemoam e à Arena da Amazônia). Todo o espetáculo é interpretado na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).
De acordo com o diretor geral do musical, Wellighton Farias, o “Paixão pela Vida” já faz parte do calendário cultural da cidade. “Em 2019 contamos com aproximadamente 800 participantes, dos quais 99% são voluntários e atuam em diferentes áreas como coral, orquestra, coreografia, teatro, contrarregra, figurino, maquiagem e outras. Os ensaios iniciaram em janeiro e nos próximos dias teremos uma frequência maior de encontros específicos de cada área”, explica.
Segundo Wellighton Farias, 10 mil pessoas devem assistir ao musical este ano, considerando a média de duas mil por noite. Serão cinco apresentações e os convites serão distribuídos na secretaria da igreja, em horário comercial, no mesmo local das apresentações. Junto com o convite, o público pode levar 1kg de alimento não perecível. Os alimentos doados serão distribuídos às famílias necessitadas de Manaus e também de comunidades ribeirinhas.
Novidades em cena
A cada edição o espetáculo adquire novos elementos, e em 2020 não será diferente. Segundo o diretor, o roteiro passou por algumas modificações e duas cenas que haviam sido retiradas devido à adaptação do espetáculo à estrutura do Pedras Vivas vão retornar ao roteiro. “A ideia é demonstrar no palco que o Senhor Jesus não faz distinção de pessoas e nem de classes sociais” ressalta.
Cidade Cenográfica
Montada na área externa do salão principal, a Cidade Cenográfica é uma reprodução da cidade de Jerusalém, nos tempos de Jesus. O público encontrará: mercado, olaria, carpintaria, um poço e uma casa tipicamente judaica, além de alguns personagens vestidos a caráter que interagem com os visitantes. É uma prévia do que acontecerá no decorrer da apresentação.
Sobre as apresentações
As canções apresentadas no espetáculo são executadas ao vivo tendo, em alguns momentos, trechos gravados em estúdio, por uma orquestra. O coral interpreta diferentes gêneros musicais, como: rock, jazz, blues, MPB e música clássica, durante 1hora e 50 minutos de duração. As coreografias, os atos teatrais e a maioria das canções foram criadas pelos membros da igreja. As cenas são fiéis às passagens bíblicas, que relatam os milagres de Jesus, a propagação do evangelho, a perseguição, morte e ressurreição do Cristo Salvador.
Mas não são apenas os “artistas” que se preparam para o evento. O Musical movimenta um grande número de pessoas que trabalham em diferentes áreas, como Alimentação, Recepção, Estacionamento, Brigada de incêndio, Sonoplastia, Figurino, entre outras. “É um esforço coletivo para que o público reviva a história de Jesus e seja impactado pelo Seu amor”, resume Wellighton Farias.
*Informações Assessoria