O doutor em cosmologia, astrofísico e pesquisador britânico, Stephen William Hawking, 76, morreu na madrugada desta quarta (14) em sua casa na Inglaterra. O anúncio do falecimento foi através de um comunicado feito pela família. “Estamos profundamente tristes pela morte do nosso pai hoje. “Era um grande cientista e um homem extraordinário, cujo trabalho e legado viverão por muitos anos”, disseram seus filhos Tim, Robert e Lucy. “Sua coragem e persistência junto ao seu brilhantismo e humor inspiraram pessoas pelo mundo. Certa vez ele disse ‘Não seria muito de um universo se não fosse o lar das pessoas que você ama. Sentiremos sua falta”, concluíram. Ainda não se sabe a causa da morte.
Hawking sofria desde os 21 anos de esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma rara doença degenerativa que paralisa os músculos do corpo. Por causa da doença, o cientista usava um sintetizador eletrônico para falar. A “fala” era produzida através do seu movimento ocular no aparelho. O movimento da sua cadeira de rodas era da mesma forma. Mesma com essas dificuldades, conseguiu expressar suas ideias e pensamentos, sendo assim ouvido e respeitado em todo mundo.
Sem religião
Stephen declarou que não era religioso no sentido comum e acreditava que “o universo é governado pelas leis da ciência. As leis podem ter sido criadas por um Criador, mas um Criador não intervém para quebrar essas leis”.
“Há uma diferença fundamental entre a religião, que se baseia na autoridade, e a ciência, que se baseia na observação e na razão. A ciência vai ganhar porque ela funciona”, disse ele durante uma entrevista na qual comparou ciência e religião.
“Utilizo a palavra ‘Deus’ em um sentido impessoal, da mesma forma que Einstein, para me referir às leis da natureza. As leis da ciência bastam para explicar a origem do Universo. Não é preciso invocar Deus”, disse.“Utilizo a palavra ‘Deus’ em um sentido impessoal, da mesma forma que Einstein, para me referir às leis da natureza. As leis da ciência bastam para explicar a origem do Universo. Não é preciso invocar Deus”, disse em outra ocasião.
Biografia
Stephen William Hawking nasceu no dia 8 de janeiro de 1942, em Oxford, na Inglaterra. Aos 8 anos, se mudou para St. Albans, cidade que fica a 30 km de Londres. Queria cursar matemática na University College, contra a vontade de sua família, que queria que ele estudasse medicina. Porém, como matemática não estava disponível na grade, ele escolheu física e se formou em 1962. Alguns anos depois, foi para Cambridge pesquisar sobre cosmologia.
Em 1966, se casou com Jane Wilde, sua primeira esposa e se tornou doutor em cosmologia e trabalhou como professor de matemática na Universidade de Cambridge, onde era professor lucasiano emérito. Também foi diretor do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica. Gravidade quântica e cosmologia teórica eram suas principais áreas de especialidade.
Escreveu 14 livros, entre eles “Uma breve história do tempo” (1988); “A Natureza do Espaço e do Tempo” (1996); “O universo numa casca de noz” (2001); “Minha breve história” (2013).
Em 1995, casou-se com Elaine Mason, sua segunda esposa.
Tem sua história contada em dois filmes e dois documentários. Os filmes foram “Hawking” (2004) e “A Teoria de Tudo” (2014). Os documentários, “A Breve História do Tempo” (1991) e “Hawking” (2013).