Quando se trata de mercado financeiro, a maioria das pessoas acha que os investimentos são de ordens milionárias e as aplicações arriscadas.
Segundo dados estatísticos da B3, a bolsa brasileira evidencia que apenas 3% da população investe em ações, enquanto países como Estados Unidos e Japão esse índice chega a 55% e 45%, respectivamente.
Ainda que o número de investidores represente uma pequena parcela da população brasileira, as negociações do mercado deram um salto de 92,1% entre os anos de 2019 e 2020.
Seguindo essa expansão, a profissão que tem crescido no mercado financeiro é o Agente Autônomo de Investimento. Esses profissionais são responsáveis por fazer as pessoas investirem melhor, orientando os seus clientes a respeito da melhor forma de fazer investimentos e quais riscos e benefícios de determinados fundos e seguros.
Se engana quem acha que é preciso de valores astronômicos para começar a investir, para o agente autônomo de investimentos Júnior Kabashima, da EQI Investimentos – Escritório Manaus, a partir de R$300,00 (trezentos reais) mensalmente, já é possível vislumbrar um investimento a longo prazo.
Kabashima destaca a importância de se ter uma reserva financeira: “Diante de um cenário econômico de estresse e sensibilidade, percebemos a importância de fazer investimentos a longo prazo, ou seja, ter um planejamento financeiro visando acumular patrimônio, quando nosso poder de compra se perde ao longo tempo.”