O deputado estadual do Amazonas Fausto Júnior (MDB-AM) está sendo ouvido hoje na CPI da Covid, no Senado Federal. Fausto foi relator de uma Comissão Parlamentar de Inquérito instalada no Legislativo local para apurar indícios de corrupção e outros crimes praticados durante a pandemia, no ano passado.
O depoente comparece à CPI após requerimento sugerido pelo senador Marcos Rogério (DEM-RO), que faz parte da base governista. Aliados do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) querem usar a audiência para obter mais informações a respeito de denúncias relacionadas à gestão de verbas federais destinadas aos estados e municípios no enfrentamento à pandemia.
De acordo com o pedido de convocação do deputado, a comissão instalada na Assembleia Legislativa do Estado teria provas e elementos relevantes que mostram que, em conjunto, autoridades, servidores e representantes de empresas privadas desviaram dinheiro público e praticaram atos de corrupção.
Um dos focos da investigação iniciada com a instalação da CPI da Covid amazonense foi o chamado escândalo dos ventiladores pulmonares. Em abril do ano passado, reportagem do UOL mostrou que o governo do estado pagou R$ 2,9 milhões a uma loja de vinhos por 28 ventiladores pulmonares para tratar de infectados pelo novo coronavírus.
Veja as frases de Fausto Júnior (PRTB) na CPI da Covid:
Negação da gravidade da pandemia
O legislativo não foi consultado. Essa foi uma decisão estritamente do governo do estado. É importante frisar que havia uma negação da urgência dos casos da pandemia naquele momento e o povo foi pego de surpresa. Isso que motivou a irritação das pessoas. Então, a assembleia não foi consultada e não houve participação dela neste momento”
Fausto Júnior sobre a revogação de um decreto que aplicava medidas de restrição para evitar o avanço do número de casos da covid-19 no estado.
Wilson Lima
Omar Aziz: Quem faz o processo indenizatório não é o governo do estado são as secretarias. Fausto: Foi por isso que vossa excelência não foi indiciado.
Aziz: Não fui porque não tenho culpa.
Fausto: Nem o governador Wilson Lima”
Fausto cita o governador do Amazonas, Wilson Lima, em resposta a Omar Aziz, presidente da CPI da Covid Eu tenho convicção de que o governador tinha conhecimento de tudo. Eu tenho essa convicção, mas eu preciso provar no meu relatório.
A CPI [do AM] precisa provar em seu relatório. Mas para provar isso, são necessários instrumentos que só a PF tinha, como interceptação telefônica.
Fausto diz ter certeza que o governador do Amazonas, Wilson Lima, tinha culpa.
Fonte: Uol