A igreja católica realiza no próximo domingo (4), a partir das 14h, as festividades de Pentecostes. A previsão da Arquidiocese de Manaus, anunciada na manhã desta quarta-feira (31). A expectativa é que o evento reúna 100 mil pessoas no Centro de Convenções de Manaus, Sambódromo, zona Centro-Oeste da cidade.
Este ano, Pentecostes vai abordar a realidade da Amazônia e a vinda de imigrantes para a capital do Amazonas. O arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sérgio Castriani, destacou a participação das pastorais.
Segundo os organizadores, venezuelanos vão participar ativamente de Pentecostes na organização do evento. E por isso vão receber uma ajuda social. Hoje, Manaus conta com mais de 500 indígenas que chegaram na capital até maio. Por conta da crise que atinge seu país, não-indígenas também têm chegado em Manaus na busca por uma vida melhor.
Pentecostes
Pentecostes é uma celebração religiosa cristã que comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, cinquenta dias depois da Páscoa.
Atualmente, o Pentecostes é comemorado principalmente pela igreja católica e ortodoxa, no entanto, ambas celebram em datas diferentes.
Por norma, o Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa, data instituída como a da ressurreição de Jesus Cristo.