Pesquisadores israelenses e franceses anunciaram que começarão a escavar um sítio arqueológico de Kiyat Ye’arim, em busca da Arca da Aliança, um dos poucos lugares mencionados na Bíblia que nunca foi estudado com profundidade.
De acordo com o livro se Samuel, a Arca da Aliança ficou em Quiriate-Jearim durante 20 anos, após ser devolvida aos israelitas pelos filisteus, que haviam capturado durante uma batalha, mas foram atingidos por doenças. O texto diz que a arca foi armazenada “na casa de Abinadabe, na colina” (1 Samuel 7:1) e cuidada pelo sacerdote Eleazar antes que o rei Davi a levasse em definitivo para a capital Jerusalém.
Os arqueólogos esperam que o material encontrado ali ajude a mostrar como era a cidade durante a Idade do Ferro, período associado ao relato bíblico sobre o reinado de Davi.
A escavação começa somente em agosto, por causa do clima mais ameno. Será conduzida por Israel Finkelstein, da Universidade de Tel Aviv, além de Christophe Nicolle e Thomas Römer, do Colegge de France.