Aposentados e pensionistas da Prefeitura de Manaus estão recebendo atendimento itinerante com serviços relacionados ao fornecimento de água e energia elétrica. O trabalho teve início nesta segunda-feira, 26/03, na sede da Manaus Previdência, e segue até quarta-feira, dia 28/03, sempre das 8h às 12h. Para garantir o atendimento, o interessado deve comparecer munido de carteira de identidade, CPF e uma fatura recente de água ou energia.
A coordenadora do Setor de Psicossocial da Previdência, Darla Gondim, conta que o primeiro dia de atendimento itinerante alcançou as expectativas. “São os mesmos serviços que a Eletrobras e a Manaus Ambiental oferecem nos PACs e outras instituições, mas que aqui eles conseguem dar um enfoque para o nosso público, que são os aposentados e pensionistas da prefeitura, de forma que esse atendimento ocorra de forma mais rápida, personalizada”, explica.
Vistoria, negociação de débitos, alteração de titularidade, cadastro de tarifa social e solicitações de ligações são algumas das ações que os usuários podem resolver com rapidez e sem burocracias. A pensionista Grace Lúcia, 62, foi a primeira a ser atendida pela equipe da Manaus Ambiental para negociação de débito. “Vim para quitar as contas de água que estão pendentes e ficar despreocupada”, conta.
Também foi para renegociar os débitos com ambas as concessionárias que o pensionista Raimundo Nonato Veigas, 53, aproveitou a oportunidade para discutir valores. “Esse atendimento facilita bastante a logística de quem vem buscar o contracheque e quer resolver problema de água e luz sem precisar se deslocar até o centro da cidade”, relata.
O atendimento itinerante foi programado para coincidir com o dia de pagamento dos segurados do município, que aconteceu nesta segunda-feira. Em uma recepção humanizada, aposentados e pensionistas são recepcionados com um café da manhã, corte de cabelo, aferição da pressão arterial e massoterapia, além de uma palestra educativa. Este mês, o tema foi “Empréstimo e crédito consignado”, explanado pela representante do Procon Manaus, Patrícia Lima.
Na sua abordagem, Lima alertou sobre cuidados necessários na hora de se optar por um empréstimo consignado. “É muito comum as pessoas de idade terem problemas com as instituições bancárias. Existem propostas que apesar de aparentarem serem boas, escondem altos juros e cobranças indevidas que prejudicam significativamente quem solicita a concessão”, diz.
A próxima recepção aos segurados acontecerá no dia 24 de abril, uma terça-feira. Dúvidas ou sugestões sobre temas previdenciários do município podem ser elucidados pelos quatro canais imediatos de contato com a autarquia:
O call center – (92) 3186-8000; o Fale Conosco (http://manausprevidencia.manaus.am.gov.br/fale-conosco/); o web chat (http://manausprevidencia.manaus.am.gov.br/ e a página da Manaus Previdência no Facebook (https://www.facebook.com/ManausPrevidencia/).