23.3 C
Manaus
quarta-feira, julho 2, 2025
InícioDestaquesAposentado, desembargador Djalma Martins morre vítima da Covid-19

Aposentado, desembargador Djalma Martins morre vítima da Covid-19

Date:

Related stories

‘Brechó da Música em Manaus’, neste sábado, 14/6, alia criatividade e cultura do compartilhamento

Feira com entrada gratuita acontece a partir das 10h, na Morada do Sol

Lula pede que ONU assuma nova missão de paz no Haiti

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta...

Lula pede que ONU assuma nova missão de paz no Haiti

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta...

Governo publica conjunto de medidas alternativas ao IOF; veja mudanças

O governo federal publicou, na noite desta quarta-feira (11), um...

Governo publica conjunto de medidas alternativas ao IOF; veja mudanças

O governo federal publicou, na noite desta quarta-feira (11), um...
spot_imgspot_img

O desembargador Djalma Martins da Costa, de 75 anos, faleceu nesta quinta-feira (1º), vítima da Covid-19. Ele estava internado em São Paulo, desde janeiro.

Djalma aposentou-se em fevereiro de 2021 por atingir a idade para ocupar a Corte. Em 2018, chegou a ocupar o cargo de corregedor do Tribunal de Justiça do Amazonas.

Na ocasião da passagem do aniversário de Djalma, que já estava internado por conta da doença, o também desembargador Jomar Fernandes exaltou a trajetória do amigo, que ocupou a vaga no Pleno do TJ-AM dedicada ao Ministério Público do Amazonas. “Quem há de esquecer a verve de nosso decano quando usando da palavra jamais se permitia não fazer alguma citação humanística, ainda que os casos que estivesse julgando fossem eminentemente técnicos. Tive a oportunidade de conhecê-lo como membro corregedor do MP quando nos encontramos nas barrancas do rio Madeira, em Humaitá, onde eu havia tomado posse como juiz na minha primeira investidura e ele estava lá para fazer correição e se apresentou com simplicidade ímpar, parecia um jurisdicionado, e então formamos uma amizade fraterna que trago até hoje”, destacou Jomar na ocasião.

Carreira

Natural de Boca do Acre (AM), Djalma Martins da Costa atuou como promotor e procurador de justiça no MPAM. Ingressou na magistratura em 29 de junho de 1989, assumindo vaga destinada ao Ministério Público pela chamada regra do quinto constitucional, prevista no artigo 94 da Constituição da República de 1988.

Era o decano do TJAM, órgão que presidiu de 2000 a 2002; atualmente compunha a 2.ª Câmara Criminal, além das Câmaras Reunidas e Tribunal Pleno. Ao completar 75 anos, atinge o limite de idade para atuação no serviço público, a chamada aposentadoria compulsória.

Comentário

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!