Em entrevista nesta segunda-feira(23), o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta, afirmou o reajuste de tarifa do ônibus coletivo da capital, o novo valor está em análise. A declaração ocorreu seis dia após a greve que paralisou 100% da frota na última terça-feira(17).
“Essa discussão do reajuste já chegou em um ponto que é inevitável. O sindicato dos Rodoviários parou porque as empresas não pagaram o dissídio do ano passado. Essa é a motivação da paralisação. Estamos cobrando melhorias no sistema de transporte público e as empresas alegam que não têm como investir por conta da tarifa que está defasada. Vamos completar três anos sem aumento de tarifa na cidade de Manaus. Estou conversando com o sindicato para que a gente possa ter uma ideia de preço e, acima de tudo, do subsídio que a prefeitura vai continuar subsidiando o sistema de transporte. É lógico, é claro e evidente que, hoje, existe uma defasagem muito grande”, afirmou.
O vice-prefeito disse que o novo valor deve sair nesta semana. “Nós, internamente, vamos intermediar essa questão e vamos ver um novo preço da tarifa juntamente com técnicos da Prefeitura, para que tenhamos uma passagem realista. Vamos discutir durante toda a semana o reajuste”, disse
Rotta também afirmou que a contrapartida das empresas de ônibus, será o melhoramento no serviço à população.”Não vamos reajustar tarifa sem uma melhoria no transporte público, uma contrapartida por parte das empresas. Vamos exigir uma renovação da frota”.