Mais de 402 mil estudantes nos 62 municípios do Amazonas retornaram às atividades escolares nesta segunda-feira (6), após a inauguração do Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) José Holanda Cavalcante no município de Borba (a 215 quilômetros de Manaus). A escola foi inaugurada pelo Governador José Melo que, também, anunciou novas obras de infraestrutura para trazer mais desenvolvimento socioeconômico para o município.
Borba foi o segundo município da Calha do Madeira visitado pelo governador José Melo que, também esteve no último sábado (4), em Nova Olinda do Norte, acompanhado da primeira-dama, Edilene Gomes, e de sua comitiva de secretários estaduais para cumprimento de uma extensa agenda governamental nas duas localidades.
Segundo o Governador José Melo, novas escolas serão entregues neste ano, pensando no futuro do Estado. “O meu Estado chegou ao final do ano passado entre os três com equilíbrio fiscal, e isso permitiu atrair investimentos junto ao Governo Federal para desenvolver projetos na capital e interior do Amazonas. E quando inauguramos obras com essa na educação estamos cuidando do futuro de muitas famílias. Ainda vamos inaugurar 53 novas escolas de Tempo integral e escolas padrão já pensando no futuro de muitas famílias”.
Pacote de obras – O governador José Melo enfatizou sobre o pacote de obras para a Educação na ordem de R$ 1,1 bilhão para 2017 e 2018. O plano, lançado em janeiro deste ano, prevê a construção, reforma e ampliação de escolas na capital e no interior, alcançando, segundo a secretaria, cerca de 480 mil estudantes.
O secretário estadual de educação, Algemiro Lima, ressaltou que esse investimento deve proporcionar mais qualidade no ensino, tendo em vista os frutos ocasionados pela expressiva aprovação de alunos da rede estadual para as universidades públicas em 2016.