Como parte das atividades pela Semana Municipal do Autismo, alunos da Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo, no bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul, participaram nesta segunda-feira, 2/4 — Dia Mundial da Conscientização do Autismo —, do ‘Blue Day’. A atividade pedagógica proporcionou aos estudantes uma visita à Sociedade Hípica Nilton Lins, no bairro Flores, onde aproximadamente 100 estudantes tiveram a oportunidade de conhecer e interagir com os animais.
Ao longo da semana, outras atividades recreativas, esportivas e culturais serão realizadas como forma de integrar essas pessoas na sociedade e conscientizar sobre o assunto, diminuindo o preconceito em torno do tema. Para os estudantes, a visita ao local não foi apenas um simples passeio, como explicou o diretor da escola Helivan Dantas. “Nós trazemos os nossos alunos para fazer uma interação com os cavalos, porque é importante esse contato, já que é uma forma de proporcionarmos interação social, inclusão e atividades diversificadas”.
A administradora da Sociedade Hípica Nilton Lins, Dinah de Oliveira, destacou o trabalho realizada há alguns anos com a secretaria. “A vinda dessas crianças aqui na Hípica representa muito mais do que uma parceria, mas a conscientização e a integração com os animais e com as outras crianças, com o lugar que proporciona muito mais que uma diversão”, disse.
A psicóloga Jaqueline Aparecida Souza Rodrigues, 42, acompanhou o filho, aluno da 3ª fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Judson Moraes Souza da Silva, durante a visita. Para ela, proporcionar esse tipo de experiência é uma grande contribuição para o desenvolvimento desses estudantes. “Para mim é maravilhoso ver esse momento dele com os demais. Isso eles é excelente para a socialização, porque eles vivem muito no mundo deles. Esse passeio é a chance de sair e vivenciar outras coisas de fora do ambiente deles”, contou.
Outra mãe que aprovou a visita foi a comerciante Alcimary Moraes, 45. Segundo a responsável, seu filho Victor Judson Moraes, 18, aluno da 2ª fase do EJA, ficou muito animado com tudo que viu e a chance de estar com os animais e explorar o local. “Esse momento aqui é também uma atividade pedagógica, porque a escola junto com o aluno desenvolve algo muito mais do que ficar dentro de sala de aula. Eles têm que ver outras coisas, participar de outros eventos, por isso é muito importante tudo isso”, contou.