As escolas da rede pública do Amazonas tiveram representantes na décima sétima edição da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), realizada pelo Instituto Butantan e que, agora, aguardam o resultado para participarem da segunda etapa, no dia 21 de maio, com outros alunos de todo país que alcançarem notas acima das de corte.
A prova é voltada a estudantes regularmente matriculados e cursando o Ensino Médio até dezembro de 2021, em qualquer escola pública ou privada, regularmente cadastrada pelo MEC; sendo que, caso seja classificado, será admitido para XXXII Olimpíada Internacional de Biologia (IBO) e XV Ibero-Americana de Biologia (OIAB).
A prova é composta por 30 questões de múltipla-escolha e pode abordar todo o conteúdo programático do site da OBB, com duração máxima de 2h, dentro do período estipulado pelo exame.
A professora de Biologia Déborah Patrícia, da Escola Estadual (EE) Desembargador André Vidal de Araújo, conta que começou a se organizar e preparar os alunos assim que soube da olimpíada. Como a participação não é obrigatória, ela foi em busca daqueles que já demonstraram interesse na disciplina, incluindo uma aluna surda e um aluno autista, que também se inscreveram para participar. Para ela, é crucial a participação dos estudantes em exames como a OBB. “Nossos alunos da rede pública de ensino precisam desse incentivo, do contato com o além do que os olhos possam ver. Experimentar, ousar, testar suas habilidades. Ver mensagens deles dizendo ‘Professora, eu nunca participei de nada assim na escola, mas se a senhora acredita em mim eu vou dar o meu melhor’ não tem preço que pague!”, afirma a docente.
Premiação
Aqueles que tiverem os melhores resultados serão premiados com certificados de ouro, prata, bronze e medalhas de honra ao mérito, conforme a classificação obtida. Além disso, o Instituto Butantan, responsável pela OBB, vai premiar a estudante melhor classificada na fase 2B da XVII OBB, com o certificado de Menina da Biologia 2021, e com o certificado de Escola Pública XVII OBB, o aluno ou aluna melhor classificado na fase 2 B da XVII OBB, matriculado em escola da rede pública.
Fonte: Informações da assessoria