Engenheiros da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) começaram a orientar moradores de diversos bairros de Manaus sobre o consumo consciente de água. As visitas foram iniciadas na semana passada na rua Canário, no bairro Cidade Nova, zona Norte.
A demanda partiu de uma reclamação na Ouvidoria da Ageman, quando um consumidor teve o fornecimento de água suspenso pela concessionária devido ao não pagamento das contas em atraso. Ao analisar o processo, os engenheiros da agência identificaram que o imóvel estava com o consumo muito acima do normal, o que acabou gerando acúmulo de dívidas para o usuário que teve problemas para dar continuidade ao pagamento.
“Fomos até lá e constatamos que na casa são oito pessoas. Eles têm reservatório, mas, como há duas casas no mesmo lote, esse consumidor estava pagando pelo consumo de duas famílias. Daí, fomos lá e mostramos na prática como eles deveriam proceder, evitar o desperdício e assim diminuir o valor da conta de água”, disse o diretor do Departamento de Regulação Técnica da Ageman, Jorge Garcia Caresto.
Uma das recomendações da Ageman foi o uso da caixa d´água, instalação de um hidrômetro para separar o consumo dos dois imóveis, evitar demora na escovação dos dentes e nos banhos, entre outras dicas.
A Ageman assumiu a regulação e a fiscalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na cidade de Manaus em março deste ano. A Ouvidoria da agência de regulação funciona no PAC do Shopping Phelipe Daou, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, em frente ao Terminal 4. O atendimento ocorre das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira.
Além da Ageman, a concessionária Manaus Ambiental também promove ações de uso racional da água junto aos consumidores. Solicitações podem ser feitas pelo número 0800-092-3511.
— — —
Texto: Tereza Teófilo / Ageman