Apelidado de o “padroeiro da Internet”, Carlo Acutis foi um adolescente italiano que usou a Internet para divulgar sua fé. Ele faleceu de leucemia em 2006 aos 15 anos e agora está a caminho de se tornar o primeiro santo milenar da Igreja Católica.
No último sábado (10/10), o adolescente foi beatificado em uma cerimônia na cidade de São Francisco Assis e deu um passo mais perto da santidade, na ocasião, também foi revelado um retrato de Acutis.
O adolescente registrou supostos milagres online e ajudou a administrar sites para organizações católicas.
Acutis foi colocado no caminho da santidade depois que o Vaticano decidiu que ele havia milagrosamente salvo a vida de outro menino. A Igreja afirmou que ele intercedeu do céu em 2013 para curar um menino brasileiro que sofria de uma rara doença pancreática.
Ele é considerado o mais jovem contemporâneo a ser beatificado – a última etapa antes da santidade.
“Os jovens podem estar cansados de um ministério pastoral que talvez esteja um pouco fora de sintonia com os tempos, apesar de todos os seus esforços”, mas o Senhor intervém na história e nos assuntos humanos e nos dá essas luzes orientadoras, disse o porta-voz da Igreja Enzo Fortunato.
Para que Acutis se tornasse santo, o Vaticano teria que verificar um segundo milagre em seu nome. Mas o Papa Francisco dispensou esse requisito em ocasiões anteriores.
Acutis nasceu em Londres em maio de 1991, filho de pais italianos. A família logo se mudou para Milão, e ele passou a maior parte de sua vida na cidade. O adolescente tinha uma paixão por computadores e, segundo consta, aprendeu a programar sozinho.
Milagre
Nascido em Londres e com boa parte da vida trilhando entre Milão e Assis, Acutis tem um milagre atribuído a ele no Mato Grosso do Sul, em 2010, apesar de nunca ter vindo ao Brasil. Uma criança com uma doença congênita teria se curado depois que o avô tocou as roupas do jovem expostas em uma paróquia de Campo Grande.