Instituto Americano de Cultura e Fé lançou uma pesquisa feita com 6 mil cristãos norte-americanos, trata-se de um questionário de 20 questões sobre aspectos do cotidiano envolvendo a doutrina Bíblica. “Nossa pesquisa coletou informações sobre atitudes e comportamentos relacionados a questões práticas como mentir, trapacear, roubar, assistir pornografia, conhecer a natureza de Deus e as consequências do pecado”.
O resultado foi surpreendente, pois, 79% dos entrevistados disseram viver de acordo com a Bíblia, 46% afirmaram ler a Bíblia pelo menos uma vez na semana, 30% possuem uma “cosmovisão bíblica” e 14% sabiam responder corretamente questões simples sobre a doutrina Bíblica.
George Barna afirma que “Isso é um alerta sobre a discrepância entre a porcentagem de pessoas que se consideram cristãs e aqueles que, de fato, possuem uma visão bíblica sobre o mundo, que são pouco mais de 10%. Isso é alarmante”. Isto seria que segundo sua análise 54% dos entrevistados são conservadores, 35% moderados e 10% liberais.