A Assembleia de Deus dá seus primeiros passos

0
1101

O começo da Igreja deu-se com o desligamento de alguns irmãos da Igreja Batista que unidos à Daniel Berg e Gunnar Vingren seguiram a doutrina do Espírito Santo. Documentos relatam que pelo menos 20 pessoas inicialmente foram desligadas e alguns mais posteriormente, entre eles adultos e menores de idade. Com as bases do Movimento Pentecostal, a Assembleia de Deus se reuniu na casa da Irmã Celina e Henrique Albuquerque, no Centro da cidade de Belém.

Como toda obra passa por dificuldades, durante o trabalho dos missionários e novos membros, ouvia-se muita injúria e acusações, assim como o ataque da mídia. Porém vendo a necessidade de expansão da Igreja, Gunnar Vingren teve a preocupação no trabalho evangelístico e levantou novos obreiros para a obra.

Conhecendo o poder a imprensa, os missionários trataram de trabalhar com seus mecanismos para fazer que a mensagem alcançasse mais pessoas, surgiu então em 1° de novembro de 1917 o primeiro jornal Pentecostal do Brasil, o Voz da Verdade, que deixou de circular em janeiro de 1918. Porém não parou por aí, porque o jornal Boa Semente passou a ser produzido e não somente ele, mas outros tipos de impressos que levaram a marca da Igreja.

O auxiliar de Gunnar Vingren, Samuel Nyströn veio à Manaus na responsabilidade de fundar a Assembleia de Deus no Amazonas e assim o fez, em 1° janeiro de 1918, com sede na Rua Henrique Martins, hoje a atual Getúlio Vargas, ele batizou 15 novos membros e inaugurou o primeiro templo em um terreno doado pela irmã Augusta no dia 31 de Dezembro de 1929.

Ao observarmos o grande mover desde a chegada dos missionários suecos ao Brasil, percebe-se que a Igreja alcançou lugares estratégicos e importantes que ampliaram o trabalho da propagação do evangelho, e o Amazonas não ficou de fora desse grande movimento Pentecostal que hoje completa 100 anos

Comentário