Thales Violante, pastor que tem um trabalho dedicado a evangelizar os jovens para mantê-los nos princípios cristãos, conta que ensiná-los é importante, devido as transformações enfrentadas nesse período.
“Acredito que esse é um momento de transição, de crianças para adolescentes. A gente diz que é o período mais crítico, que é o momento que eles vão passar por essa transição, tanto corporal, de hormônios, como também social. Ela vai mudar o sistema de escola, então esta criança vai sofrer muito combate na mente, muitos ataques”.
Violante conta que a falta de iniciação cristã leva os jovens a abandonarem as igrejas, mas destaca que a participação deles é mais recíproca do que a dos adultos. “O que eu tenho visto nesses últimos anos é que a absorção das crianças tem sido melhor do que a dos adultos. O poder de aprendizado deles tem sido muito mais recíprocos do que a dos adultos. Eles respondem melhor. Por isso, não podemos subestimar essas crianças e adolescentes, esses meninos têm o poder da informação”, afirmou.
“A criança de hoje tem mais informação que um imperador romano. Então, precisamos trabalhar nessa fase. Não falo de historinha de Davi e Golias e desenhos, eles querem aprender. E eles aprendem geografia, história, filosofia em relação a Bíblia. Eles absorvem tudo”, concluiu.