A 9ª edição da Feira Internacional da Amazônia, foi cancelada. A feira seria realizada de 22 a 25 de novembro em Manaus, de acordo com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), as restrições financeiras do Governo Federal não condizeram para destinação de recursos para a realização do evento.
A feira teria como tema o jubileu de ouro da Suframa e do modelo Zona Franca de Manaus, como forma de enfatizar a evolução positiva e as contribuições à sociedade brasileira deste modelo de desenvolvimento regional ao longo dos últimos 50 anos.
“Embora seja uma decisão que impacte a instituição e uma série de atores envolvidos e interessados na realização do evento, o cancelamento é entendido não apenas pela SUFRAMA, mas também pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) como medida prudente e assertiva, que busca observar, acima de tudo, os princípios públicos que norteiam a razoabilidade e a eficiência da gestão pública”, diz o comunicado.
O projeto original da Feira Internacional da Amazônia 2017 estimou um orçamento total de R$ 6.000.000,00 para a realização do evento, que teve como base valores praticados em edições anteriores. No entanto, até o mês de junho, havia garantido no orçamento da SUFRAMA apenas R$ 1.000.000,00.