Uma pesquisa realizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), divulgada na terça-feira (13), constatou que 79% dos brasileiros considera importante o candidato a presidente acreditar em Deus.
No total, 67% concorda totalmente com a necessidade de o candidato ser cristão, 12% considera parcialmente importante e 3% demonstra indiferença com a pesquisa. As eleições presidenciais de 2018 têm levantado questionamentos importantes porque os indicados para a pré-candidatura possuem posicionamentos políticos distintos, mas há preferência por candidatos que defendem as convicções conservadoras de forma mais clara.
A pesquisa comprova, ainda, que 52% dos entrevistados preferem candidatos de família pobre, 38% disseram discordar em parte ou totalmente da questão. 8% declararam indiferença. Os dados não surpreendem, pois 90% da população brasileira se declara cristã, mesmo já tendo eleito o ateu Fernando Collor e Dilma Rouseff, que duvidava da existência de Deus.
Chamada de “Retratos da Sociedade Brasileira – Perspectivas para as eleições de 2018” a pesquisa foi realizada entre 7 e 10 de dezembro de 2017 em 127 municípios com 2.000 pessoas entrevistadas. Registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-03599/2018 e possui margem de erro de pontos percentuais para mais ou para menos.