Carmen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal e também do Conselho Nacional de Justiça, veio a Manaus na última quinta feira(5). Juntamente com autoridades amazonenses, ela discutiu possibilidades para crise penitenciária que se instalou no estado. A comunicação do TJ-AM divulgou que entre as alternativas, a ministra afirmou que irá instituir um grupo especial para fiscalizar e acompanhar todas as medidas que as autoridades amazonenses estão tomando, com prazo de 30 dias para apresentar as ponderações.
Em discurso para a imprensa no ano passado,no estado de Goiás, A suprema falou sobre a situação do sistema carcerário no Brasil. “Um preso no Brasil custa em média por mês R$ 2.400. Um estudante de ensino médio no Brasil custa por ano R$ 2.200. Alguma coisa está errada na nossa Pátria Amada”, disse a Ministra.
A Presidente do STF também lembrou o antropólogo Darcy Ribeiro, enquanto comentava o descaso do governo em relação à educação. “Em 1982, Darcy Ribeiro fez uma conferência dizendo se os governadores não construírem escolas, daqui a 20 anos não terá dinheiro para construir presídios suficientes. A previsão se cumpriu”, Contou a Presidente do STF.