Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma para católicos

131
Fonte: Internet

Em preparação para a celebração da páscoa, a Quarta-Feira de Cinzas marca para os católicos o início de um período de penitência e orações intensas. Com o objetivo de relembrar aos cristãos que a felicidade plena não pode ser construída na terra por meios materiais, a intenção deste período é fazer refletir sobre os pecados.

A celebração dá-se início após a proclamação do texto do evangelho que recomenda a oração, o jejum e a esmola como exercícios de conversão (cf. Mt 6,1-18), quando as cinzas, provenientes da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos e misturadas com água benta, são colocadas sobre as cabeças dos fies para ‘lembrar-lhes que vieram do pó e para ao pó voltarão, para que os corpos sejam refeitos por Deus’. Um ritual semelhante era realizado na Grécia antiga, onde a purificação era representada por uma Fênix, pássaro que, quando morto, entrava em processo de regeneração.

A festa, que marca o chamado “adeus à carne” dá início ainda, no Brasil, à Campanha da Fraternidade da Igreja Católica, que em 2018 terá como tema: Fraternidade e superação da violência e como lema: Em cristo somos todos irmãos.

Comentário