Prefeitura recebe doações da Aleam de 80 geladeiras

0
18
Foto: Mário Oliveira / Semcom

O prefeito Arthur Virgílio Neto e a presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, receberam na tarde desta quinta-feira30/1, 80 geladeiras entregues pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), deputado David Almeida e pelo vice-presidente, deputado Abdala Fraxe. Os eletrodomésticos são destinados às famílias vítimas do incêndio ocorrido em dezembro de 2018, no bairro Educandos, zona Sul de Manaus.

Os eletrodomésticos foram arrecadados pelo programa social de servidores da Aleam denominado Assembleia Cidadã. A entrega aconteceu na central de doações montada na Casa Militar, na avenida Padre Agostinho Caballero, Compensa, zona Oeste. O local concentra todas as doações feitas às vítimas do incêndio.

“Quero agradecer à Assembleia aqui representada pelo deputado David Almeida, porque exatamente quando termina seu mandato, como último gesto, que nos traz duas boas notícias. Uma é a entrega dessas 80 geladeiras e outra é a aprovação de uma emenda de sua autoria, para que as pessoas, vítimas do incêndio possam receber dinheiro para comprar suas casas em lugar salubre”, disse o prefeito.

Arthur lembrou que a prefeitura inaugura nos próximos meses o conjunto Cidadão Manauara 2, etapa A, onde será oferecido um percentual do número de apartamentos às vítimas do incêndio.

“Vamos oferecer moradias nesse novo conjunto no Santa Etelvina, pois não devemos assentar as pessoas no mesmo lugar, sob o risco de um novo incêndio acontecer”, explicou.

O deputado David Almeida, agradeceu a todos os funcionários da assembleia que contribuíram com o montante para a compra das geladeiras e destacou que irá conversar com o governador do Amazonas, Wilson Lima, para sancionar a lei que ajudará as vítimas do incêndio, a comprarem as suas casas.

“Aprovamos uma emenda coletiva de minha autoria para que as vítimas possam receber R$ 35 mil, para a compra de imóveis. Esses recursos estão previstos no orçamento do Estado e por isso vou até o governador para que façamos mais ainda, além do que a prefeitura e o governo estão fazendo, para resolvermos os problemas dessas pessoas que perderam tudo”, declarou Almeida.

O Fundo Manaus Solidária é o responsável por coordenar as ações em favor das vítimas do incêndio pelo município. As geladeiras irão compor kits básicos de eletrodomésticos, juntamente com botijas de gás com carga, fogão, colchão, cama e ventilador.

A presidente do Fundo Manaus, Elisabeth Valeiko Ribeiro, explicou que esses kits assim que completos devem ser distribuídos a todas as 735 famílias cadastradas pelo município, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).

“Essa doação é muito bem-vinda para complementar os kits que queremos distribuir. Eu agradeço a todos os servidores da Assembleia por destinarem as geladeiras para nossa central de doação, uma vez que temos todos os cadastros das vítimas. Todas as doações estão registradas no portal manaussolidaria.org e quem quiser pode ir lá ver, pois tudo está sendo feito com transparência”, destacou Elisabeth.

Arrecadação

As doações de todos os itens arrecadados, em prol das famílias vítimas do incêndio em Educandos, como cestas básicas, roupas, calçados, kits de higiene pessoal e kits de limpeza continuam sendo distribuídos na base montada na Agência de Desenvolvimento Local (ADL) Cajual, no Morro da Liberdade, zona Sul, mas as arrecadações continuam sendo feitas na base montada na Casa Militar de Manaus.

Além das doações de itens da campanha #ManausSolidária, a Prefeitura de Manaus já liberou o primeiro, o segundo e o terceiro lotes do auxílio- aluguel às famílias vítimas do incêndio.

A prestação de contas quanto à arrecadação, bem como a distribuição de itens e do auxílio aluguel também podem ser acompanhadas pelo site manaussolidaria.org.

Comentário