Inmet prevê que chuva em Manaus deve ficar acima da média até maio

0
413
Foto: Reprodução/ Internet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas acima da média, até o mês de maio, em Manaus e também em, toda metade do norte do Amazonas. De acordo com o meteorologista Gustavo Ribeiro, iniciou-se a segunda metade do período chuvoso no Amazonas, considerado entre os meses de dezembro e abril.

No último mês de fevereiro, foram 257,4 milímetros de precipitação que atingiu a capital do Amazonas. Em fevereiro do ano passado, o Inmet registrou 235,3 milímetros de chuva. Ambos os meses estão dentro do que é considerado normal e pelo Inmet, onde precipitação oscila entre 216 e 352 milímetros.

Diferença grande também foi registrada entre os meses de dezembro dos últimos anos. No último mês de 2015, o Inmet registrou 126, 4 milímetros de chuva. Já em dezembro de 2016, foram 518,8 de precipitação na capital.

Segundo o meteorologista Gustavo Ribeiro, a grande diferença entre os períodos chuvosos foi provocada pelo efeito ‘El Niño’, que estava presente no clima do Estado. No Amazonas, o El Niño dificulta a formação de nuvens, diminuindo as chuvas, disse, acrescentando que a quantidade de chuva no último trimestre era esperada pelo Inmet.

Comentário