Imazon registra 287 km de desmatamento da Amazônia

0
5
Foto: Felipe Werneck

Imazon registra 287 km de desmatamento da AmazôniaO Boletim do desmatamento do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), registrou 287 quilômetros quadros de florestas derrubadas o equivalente a 28.700 hectares. Outros dados são do boletim de Desmatamento (SAD) e o Imazon, uma ONG que monitora a floresta amazônica.

O estado do Pará concentrou 63% dos alertas de queimadas e do Amazonas 12%, outros alertas foram feitos nos estados de Rondônia, Mato Grosso, Roraima e Acre. Em toda a Amazônia o desmatamento subiu 406% em novembro de 2018, muito além do que no mesmo período de 2017.

As regiões de Terra do Meio e Calha do norte foram as mais derrubadas no Pará, além disso outras áreas também lideram os índices de desmatamento como a Área de Ambiental Triunfo do Xingu, a Reserva Extrativista Chico Mendes e a Floresta Nacional do Jamanxim.

O crescimento no desmatamento na Amazônia veio depois de o Imazon registrar, no mês de outubro de 2018, uma queda de 28%, na comparação com o mesmo período de 2017.

Ainda não se sabe se a queda foi pontual ou apenas uma inflexão na curva de subida que a derrubada da floresta apresenta desde agosto, mês que inicia o calendário do desmatamento anual.

Comentário