Anatel começa a bloquear aparelhos irregulares no Amazonas a partir de Março

0
8
Foto: Internet

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informa que a partir do dia 07, alguns estados da Região Norte (Amapá, Amazonas, Pará e Roraima) começarão a receber mensagens de alertas, segundo a agência as mensagens serão enviadas apenas aos celulares irregulares informando seu bloqueio.

A Anatel informou que medida foi tomada com objetivo de combater as falsificações, adulterações e outras formas de fraude de aparelhos celulares, além disso, buscar inibir a comercialização desses aparelhos no país. Os bloqueios começam 75 dias após o recebido da mensagem, na região norte os telefones serão bloqueados dia 24 de março.

O bloqueio de celulares irregulares começou pelo Distrito Federal e por Goiás no dia 8 de maio. Em outras partes do Brasil a medida entrou em vigor em setembro de 2018, em estados como Acre, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e entre outros. O bloqueio das linhas definitivamente foi feito no dia 08 do mês passado.

A Anatel considera irregulares os aparelhos que não tenham o selo da agência indicando a certificação do aparelho.  “O selo normalmente está localizado no corpo do aparelho, atrás da bateria, ou no manual. Um celular sem certificação pode aquecer, dar choques elétricos, emitir radiação, explodir e causar incêndio, pois não passou pelos testes necessários”, alerta a Anatel.

Como saber meu IMEI?

Existem algumas formas de você verificar se seu telefone é regular ou irregular, apenas verificando o IMEI. No sistema Android, uma das opções é clicar em “Configurações” e em “Sobre o telefone”. Depois, abra a opção “Status”. No rodapé da tela, estará o número desejado, caso não apareça, será preciso pressionar “Informações do IMEI”. Já no sistema iOs, basta acessar “Ajustes” e tocar em “Geral”. Depois, abra a opção “Sobre” e busque “IMEI”. Outra forma válida para qualquer tipo de aparelho é digitar, no discador do aparelho, o código *#06#. O IMEI será exibido na tela.

Comentário